A Bel Pesce

Bel Pesce estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde recebeu um bacharel em Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, outro em Administração, e minors em Economia e Matemática. Morou também em Redmond, Nova Iorque e Vale do Silício, acumulando experiências em grandes corporações (Google e Microsoft), startups de tecnologia (Ooyala) e também como parte do time de fundadores de empresas (Lemon Wallet). Após sete anos respirando tecnologia e empreendedorismo, voltou ao Brasil em 2013 com o objetivo de trabalhar com educação.

Atualmente, Bel é fundadora de quatro negócios: a FazINOVA, uma escola cuja missão é inovar a forma como as pessoas pensam, aprendem e agem em direção aos seus objetivos; a Enkla Editora, que pretende inovar a forma como as pessoas podem colaborar na criação de conteúdos; a Agência Figurinhas, que oferece soluções inovadoras na maneira como como produtos, pessoas e mensagens chegam ao destino certo; e o BeDream, uma startup de tecnologia que oferece novas possibilidades para que as pessoas encontrem ferramentas, conteúdos e parcerias em direção aos seus sonhos. Bel também é escritora e autora de quatro livros sobre comportamento e negócios, que somam mais de 3 milhões de leitores (A menina do Vale, Procuram-se super-heróis, A menina do Vale 2 e A sua melhor versão te leva além). Lançou também um livro de histórias em quadrinhos voltado para o público infantil (Aventuras da Bel) e um jogo de cartas de inovação, criatividade e brainstorming em parceria com a Copag (Conecta Game).

image

Foi considerada uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil”, pela Revista Época, eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil”, pela Revista Forbes, e entrou na lista dos “10 líderes mundiais mais admirados pelos jovens”, da Cia de Talentos, ao lado de grandes nomes, como Barack Obama, Bill Gates e Jorge Paulo Lemann. Bel também foi vencedora do Women's Initiative Awards, e trouxe para o Brasil, pela primeira vez, o renomado prêmio da Cartier que avalia projetos de mulheres empreendedoras de todo o mundo.

O Caderninho da Bel

Bel sempre gostou de encontrar maneiras de aprender algo com as vivências do dia a dia. Quando foi estudar no MIT, em 2006, queria ter certeza que teria uma maneira de compartilhar aprendizados com sua família e amigos, que estavam a meio mundo de distância. Comprou então um caderninho, que se tornou um amigo inseparável, e nele anotava hora a hora coisas que ela achava que valeria a pena lembrar no futuro.

Alguns anos depois, já em 2011, resolveu reler algumas dessas anotações e percebeu que realmente haviam aprendizados ali que mudaram sua vida. Porque não re-escrever alguns deles de uma forma mais completa, e comparilhá-los com o mundo? Assim surgiu A Menina do Vale, seu primeiro livro, que obteve milhões de downloads.

Mas tudo isso ainda era pouco para tamanha influência daqueles caderninhos em sua vida. Um belo dia, em meio a uma viagem de trabalho pra Buenos Aires no final de 2012, Bel começou a selecionar diariamente algumas notas de seu caderninho e decidiu tranformá-las em vídeos no YouTube. Desde então, mais de 300 vídeos foram produzidos, que foram visualizados mais de um milhão de vezes. Caderninho da Bel também virou uma coluna diária na CBN, de segunda a sexta as 6:57 da manhã.

image